Seguidores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Novo Concurso para Professor da Educação infantil da Prefeitura do RJ

Está confirmado para abril novo concurso para PEI do Município do RJ. Desejo que aproveitem este começo de blogue.Vasculhem bem que tem coisas preciosas.
Será que terá prova de prática como no último para PII?  Procuraria saber do material do PROINFANTIL. Veja o link à direita, sala Sonia Kramer, está todo lá e muito mais! Publicações, vídeos, artigos de revistas educativas, tudo super atualizado.
Outra coisa: o programa, provas do último concurso, continuam lá no site da Prefeitura do RJ.
Também dou a sugestão para caírem de sola na língua portuguesa e Matemática(do 5°ano principalmente).       Vou pesquisar links legais também.
Aviso: Não vou fazer este concurso! Tirei em 11º no outro para 1ª CRE, não tinha este material, as orientações curriculares do Município do RJ. Poderia ter ido melhor na prova dissertativa se tivesse este tantinho de experiência que peguei agora, mesmo assim passei, então é só arregaçar as mangas... Como dizem por aí...
-Acredita e vai!

Lembrem-se: 
-Estudar para  gabaritar e pensar que uma, apenas uma, vaga é sua! 
-Não fiquem se comparando com ninguém, vá fazendo provas anteriores para pegar as manhas;
-Tranquilidade no dia da prova, é tudo!

Bons estudos!

26 comentários:

  1. Olá boa tarde fiquei encantado com o seu cantinho de informações e mais esperançosa em fazer o próximo concurso e estarei aqui todos os dias se possível . Espero receber mais informações sobre o próximo concurso e dicas sobre quais educadores devemos dar mais atenção na hora de estudar.
    Com carinho a gradecemos suas dicas aqui postadas.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para ir bem na prova dissertativa? eu achei a questão do educador gato um pouco confusa. O seu blog é ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Aninha e Bruna. Fico feliz que estejam se animando para o próximo concurso para PEI. Vou aproveitar estas indagações de vocês e criar uns posts por aqui, ok? Quanto a prova dissertativa, estou apostando que darão um tema e pedirão para desenvolver uma aula prática. Leiam bem o planejamento na Educação Infantil, VolS. I e II. é o material da prefeitura, vão se familiarizando caso ainda não estejam trabalhando. Quanto aos teóricos, vejam no edital anterior que ainda está no site da Prefeitura e corram atrás.Vou pesquisar também. Bruna, o educador gato, embaraçou alguns no concurso anterior. Eu imaginei diversas possibilidades de trabalhar num berçário com o gato educador, como a expressão oral pedindo aos bebês para imitarem o miado do gato(onomatopéia), motricidade: engatinhar pela sala como o gato,imitar o gato pulando, se lambendo, colocaria umas tigelinhas e pediria para imitarem o gatinho tomando o leite(lambendo),etc. Foi por aí que trilhei.
    Beijos colegas e espero tê-las sempre por aqui, meu email: rachellpaula@hotmail.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ei meninas! Devorem o ECA! Resolvam bastante questões de concursos anteriores. Estou na torcida!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu cantinho!
    Sou AAC mas tenho curso superior em pedagogia ; Gostaria de saber se haverá novo concurso para PEI em 2012 , já que o banco está zerado.
    beijocas CRIS

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, menina estuda direitinho a partir de agora que dá. Fiquei super feliz de ontem uma AAC assumir como PEI. Ela estudou, passou, completou seus estudos e agora está na mesma creche e turminha com outras responsabilidades. Pelo que estou acompanhando parece que vão abrir concurso sim. Ontem fiquei sabendo que vai abrir novo concurso para AAC. Algumas pessoas andaram perguntando a SRªSecretária Claudia Costin pelo Twitter se haveria concurso para PEI e ela confirmou que sim só não mencionou a data. Não espera chegar, comece a estudar já. Leia os documentos norteadores da E.I., não esqueça a nova ortografia, para conhecimento vá lendo livros de Geografia sobre os blocos econômicos e crise mundial estas coisas e provas de concursos anteriores de PEI e PII. Faça bastante questões, vá pegando a manha E BOA PROVA! Volte sempre. Leia os documentos que tem por aqui.BJS!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rachel gostei muito do seu blog tem sugestõestando passar em um concurso.Eu vou fazer o concurso do Rio para PEI.Tenho um grupo de estudo e troca de materiais no Facebook e uma pessoa me falou que exonerou a matricula da Pref. do Rio pq os professores tinha que da banho,comida na boca,colocar pra dor,pentear cabelo e quase não dava tempo de aplicar atividade.Isso é verdade??? Estou te perguntando pq disse que trabalha em uma creche da Pref. do Rio e disse também que nas salas não ficam quase auxiliar de creche.Muito obrigada por compartilhar sua experiencia,já estou separando o material para estudar a partir de segunda começo.Bjsss que Deus abençõe Jackeline

    ResponderExcluir
  8. Olá Jack, o trabalho do professor em uma creche envolve o cuidar e o educar, caminham juntos. O trabalho em creche é árduo e mesmo. Fosse eu vc. não desistiria. Sua amiga talvez tenha ficado isolada, não teve outras colegas PEIS para darem força. Temos comunidades no Facebook e acabamos nos ajudando, nos encontrando. Todas PEIS passaram uns bons pedaços nos nossos inícios, mas as coisas começam a entrar na normalidade. As AACs que começaram o trabalho nas creches do Município do RJ, têm uma luta própria e isto fez que não fôssemos bem acolhidas nas creches, foram dias duríssimos, principalmente para quem não tinha experiência em creche. Muitas desistiram eu confesso que quase desisti também, entretanto, este ano as coisas mudaram muito estamos nos firmando, definindo nossos fazeres. Não é um trabalho fácil não, mas quem entrar agora encontrará um clima institucional melhor,porém ainda difícil. O trabalho em creche é diferente. Eu não dou banho porque trabalho apenas pela manhã, dividimos uma parte toma pela manhã e outra parte toma a tarde, as duas AACs dão o banho, enquanto isto ocorre aproveito para trabalhar as outras crianças no pedagógico, trabalhamos dentro de uma rotina e dá tempo sim para as atividades. A parte da tarde é que tudo é muito corrido, segundo a colega que trabalha, mesmo assim dá tempo para o pedagógico. Mais informações mande-me um email:rachellpaula@hotmail.com. Um abraço e faça a prova sim.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rachel obrigada por me responder eu não vou desistir não só gostaria de saber ao certo para não ter surpresas.Vou fazer sim te achei no facebook só que não tem como te adicionar então eu assinei meu nome lá esta como Jackeline Pinho eu não sei pq no comentario saiu tia jack,deve ser algum erro.Estou com medo da prova pratica uma amiga falou que vc tem que fingir que tem crianças na sala acho mais dificil ainda.Eu entrei no site da Prefeitura só que estava fora do ar,amanhã eu tento de novo.Bjsss Bom Fim de Semana!!!!

    ResponderExcluir
  10. Que isso muito boa a Educação Infantil Sonia Kramer tem tudo lá que beleza vou ficar uma semana baixando.Mais uma vez obrigada seu blog é uma joia rara.

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga...amei seu blog.Por favor, com suas palavras sábias, gostaria que me escrevesse algo para me orientar e acalmar meu coração.
    Sou pedagoga, com habilitação em admin.escolar e planej.educacional, prof. das séries iniciais e pós graduada em orient.Educ e pedagógica.Sempre quis lecionar,era um sonho mt antigo, por amor a profissão.Para vc ter uma idéia, tenho dois ensinos médio, pois como eu era mt novinha, minha mãe não gostava da área da educção e praticamente me proibiu que fizesse o normal.Não adiantou!Ao terminar um , engatei no outro, realizando meu sonho, que era o magistério.Abrir uma creche e mesmo sem nenhuma experiencia ou preparo, a mesma durou sete anos.O tempo passou e nunca desisti.Fiz um concurso ano passado e acabei passando para agente educador.Não é o que eu quero, mas vou me segurando até passar para lecionar e realizar meu sonho.Estou lotada em uma escola municipal do RJ, 5 CRE.Estou mt feliz com a abertura deste novo concurso de magisterio educ.infantil, mas ao mesmo tempo temerosa.Não tenho experiencia e mt menos material para estudar.Vc pode me ajudar????Preciso mt passar neste, é minha grande chance!Amiga, qd fiz o normal e a pedagogia, não tive educ.infantil.Estou mt desorientada e precisando de ajuda.Por favor, o que vc tiver me mande por e-mail?Agradeço desde já.Ana cristina e-mail: anapedagoga.rj@gmail.com
    Deus lhe abençoe!Bjs!!!!!

    OBS DESCULPA OS ERROS DE GRAFIA, POIS COMO ESTÁ TARDE, DIGITO NO ESCURO.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana, que história bonita de vida! Vai firme estudando que apesar das poucas vagas anunciada, estão com uma carência enorme de PEIS, nosso prefeito está inaugurando creches a todo momento, para vc. ter uma idéia só mês passado chegou PEI para o turno da tarde na minha turma de Mat.II. Como a colega Jack aí em cima verificou, a Sala Sonia Kramer tem um material valioso para estudar, o link está aí ao lado nos "imperdíveis", alí vc. pode encontrar também todo material do PROINFANTIL. Arrume provas dos concursos anteriores e vai fazendo para ganhar familiaridade com as questôes, mergulhe na nova ortografia, fiquei sabendo que a prova de Português de Nova Iguaçu foi puxada e derrubou muita gente. Eu também na época não tinha os documentos da prefeitura, mas comprei umas apostilas na banca de jornal que trazia os principais textos pedidos no concurso. A apostila era da SOLUÇÃO concursos, comprei numa banca que fica na esquina da Almirante Barroso na calçada já do Largo da Carioca. Aliás esta banca só vende apostilas de concursos, gostei muito do material que comprei naquela época. Não posso dispor porque deoi para a AAC que trabalha comigo. Mas aconselho também pegar firme na matemática do 5º e 6º anos, consegui boa pontuação também aí. Verifique os vídeos que postei por aqui também vai lhe dando clareza e argumentos para uma eventual redação. Eu apostaria também em fazer um esquema de planejamento diário nos moldes dos documentos da prefeitura, que está aí a esquerda. Leia os parâmetros curriculares, a LDB. Atenção ao ECA! Caso passe para a prova prática, pode se comunicar comigo que poderemos pensar algo juntas, ok? Um grande abraço! Vai com tudo menina!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada amiga pelas dicas e por vc ter respondido minha mensagem.Vou me prepar e vou encarar este desafio!Bjs!!!Fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite,ECA quer dizer Estatuto da criança e adolescente?

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rachell!! Fiquei muito feliz de ter encontrado seu blog muito bom. Vou fazer o concurso para PEI mas estava desanimada, pois não tenho muita experiência e com a prova prática e essa questões dissertativa me deixaram de cabelo em pé.Já fiz outro concurso pra professor mas não consegui, justamente por causa dessas questões. Mas vc me deu uma boa animada que ja estou estudando. Sou pedagoga ja formada, mas o que eu quero mesmo e uma sala de aula, adoro! seu blog vai me ajudar muito e ficarei atenta as suas dicas.
    Muito obrigada.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice, só agora vi seu comentário, tenho andado super atarefada. Leia e estude bastante os documentos que tenho postado a sua esquerda aí em cima, principalmente os da prefeitura do RJ. Procure trocar idéias com alguma colega sua próxima sobre as rotinas em uma creche. Nestes cadernos a prefeitura orienta como podem ser organizadas as atividades diárias na creche. Apesar de não colocarem nada numa área mais comportamentalista, tendo em vista que vc. não tem experiência com crianças de berçário até 4anos, lhe dou a sugestão de ler Arnold Gesell:A criança dos 0 aos 5 anos. Também, na área sócio-intereracionista é claro Piaget e Vigotsk. Para lhe dar noção sobre a criança que temos em nossas mãos. A prefeitura está enfatizando o Método Montessoriano. Está pintando em todas as salas o círculo montessoriano, portanto ao fazer seu planejamento sempre parta deste círculo(é a rodinha) mas cite o nome do círculo e pesquise atividades sempre partindo do concreto e inserir em brincadeiras. O lúdico é a linguagem da criança. Tanto aprova dissertativa quanto no palnejamento insira JOGOS e brincadeiras. Um abraço e continue estudando.Ah! As revistas de Educação Infantil que vendem nas bancas dão uma infinidade de sugestões. A banca do Largo da Carioca, no Centro tem um monte delas mais antigas.

      Excluir
  16. Bom dia Rachell!!
    Sou professora, formada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia e sempre trabalhei em rede privada. Resolvi fazer o concurso pa PEI, depois de ter sido demitida da escola onde trabalhava. Pesquisando os temas do edital, encontrei seu blog e adorei porque minha experiência é toda com crianças de 7 à 11 anos. Estou estudando bastante a parte específica e lendo vários artigos do seu blog, mas confesso que estou preocupada com a prova dissertativa e prática.
    Continuarei ligada em suas dicas. Obrigada e parabéns, não só por ter sido aprovada, mas principalmente pela atitude de compartilhar com os que estão ingressando todo o seu conhecimento.
    Um abraço!! Cleonice Tavares

    ResponderExcluir
  17. BOA NOITE a sra poderia me esclarecer umas dúvidas quanto a prova prática do concurso de ed. infantil?se daremos realmente uma aula ou somente explicaremos o plano de aula e como será isso de ser sorteado lá na hora da aula para qual turma será a aula, como isso será possível... se pararmos e pensarmos se temos de levar três vias do plano da aula noedital está assim ,fazer dez planos para todos os seguimentos , ou seja levaremos três vias dos dez planos apresentados.....está meio estranho.....Podes me ajudar ?????Desde já Agradeço e parabéns pelo blog muito bom. Há também tenho um blog passa lá e me conheça.... vou me cadastrar no seu, gostei muito... byebye!!!!! lemybaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila, só agora estou vendo seu comentário. Você pode esclarecer suas dúvidas neste grupo no face Concurso PEI 2012 http://www.facebook.com/groups/470318519650701/
      Vou procurar saber com as colegas que estão fazendo este concurso,ok? Mas entre para este grupo tem muita gente bacana por lá vc. não vai se sentir sozinha. Um abraço!

      Excluir
  18. Bom dia Rachel, tudo bem??
    Gostaria de te agradecer mais uma vez pela valiosas dicas e dizer que fui aprovada na prova objetiva do concurso. Agora estou aguardando a notas da prova discursiva.
    Você poderia me passar seu e-mail? Gostaria de conversar com você sobre algumas dicas para a aula prática. Estou pensando em utilizar música, mas como te falei, nunca trabalhei com esse segmento, então me sinto um pouco sem direção!!
    Muito obrigada!!
    Professora Cleonice Tavares

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Rachell, tudo bem?
    Não poderia deixar de te comunicar que fui aprovada na primeira etapa do concurso para Educação Infantil. Agradeço também a sua valiosa contribuição.
    Será que você poderia me fornecer algumas dicas para a aula prática. tenho pensado em algumas coisas, mas gostaria de saber de você o que seria mais interessante para aplicar no berçário e para crianças até 3 anos. Meu e-mail é cleogiustitav@msn.com, caso prefira me mandar por e-mail.
    Obrigada!!
    professora Cleonice Tavares

    ResponderExcluir
  20. Cleonice, fico feliz por ter sido aprovada. Olha tem um blog que eu gosto muito e tem atividades super legais para o berçário:http://dedinhoscoloridos.blogspot.com.br/ e este aqui também: http://dedinhoscoloridos.blogspot.com.br/
    leia os cadernos pedagógicos da prefeitura. Tem os links aqui e prepare suas aulas sempre partindo de cantigas, depois parta para jogos coletivos. Criança,aprende brincando.

    ResponderExcluir
  21. Querida passei na primeira etapa do concurso , no entanto to desesperada em relação a prova prática, não faço ideia de como funciona, to em pânico... me socorre? Como funciona? planejo a aula antes do tal sorteio? aquele plano de aula, faço antes ou na hora quando for sorteado meu tema e faixa etaria? me ajudaaaa

    ResponderExcluir
  22. Rachell, passo pelo mesmo sufoco das meninas a cima... Tbm fui aprovada e estou com medo de fazer a aula prática. Será q o modelo do plano só pode ser o q está no site?
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Passei na classificacao final, alguém sabe quando sai a convocação??

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!